quarta-feira, 14 de março de 2012

Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial


A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, do Ministério da Educação – MEC, por meio da Diretoria de Políticas de Educação Especial – DPEE desenvolve, em parceria com as Instituições Públicas de Educação Superior, o Programa de Formação Continuada de Professores na educação especial, nas modalidades semipresencial e a distância.
Tal ação objetiva apoiar os sistemas de ensino na organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado aos estudantes público alvo da educação especial, matriculados nas classes comuns do ensino regular, bem como, promover práticas pedagógicas inclusivas.
O referido programa destina-se a professores da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino, que atuam ou atuarão no Atendimento Educacional Especializado – AEE, e nas classes comuns do ensino regular.
Os cursos relacionados  estão disponíveis aos sistemas de ensino, que deverão manifestar interesse, por meio do endereço eletrônico indicado, até 30/03/2012.
DPEE/SECADI/MEC


APÊNDICE
Relação de Cursos Integrantes do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, a serem implementados no 1º semestre de 2012.

IES
Curso
Modalidade
E-mail
UFJF
Atividade Física para pessoas com deficiência
à distância
UFU
Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos
à distância
UFU
Atendimento Educacional Especializado
à distância
UFSCAR
Educação Inclusiva de alunos com deficiência visual na educação básica
à distância
UFRGS
Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível
à distância
UFSM
Atendimento Educacional Especializado
à distância
UFRA
Atendimento Educacional Especializado
semipresencial
Acessibilidade Digital
semipresencial
Práticas Pedagógicas e Tecnológicas em Educação Inclusiva
semipresencial
UFCG (Campina Grande-PB)
Atendimento Educacional Especializado da pessoa surda
semipresencial
UFF (Niterói-RJ)
Educação Inclusiva e Redes de Apoio: estratégias para diversidade
semipresencial
Repensando Práticas e Projetos de Gestão Inclusiva: a formação continuada de diretores da Educação Básica
semipresencial
UFRN (Natal-RN)
Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação inclusiva: deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação
semipresencial
FURG (Rio Grande-RS)
Curso de Capacitação de Professores das Salas Multifuncionais
semipresencial
UFPel (Pelotas-RS)
Gestão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
semipresencial
Atendimento Educacional Especializado - AEE (Cartografia tátil)
semipresencial
UNIVASF (Petrolina-PE)
Educação Especial: perspectivas Voltadas para a Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência
semipresencial

Fonte:

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