sexta-feira, 27 de abril de 2012

Metade dos brasileiros não estudou ou não concluiu fundamental

Os resultados do Censo Demográfico de 2010 divulgados nesta sexta-feira mostram que 50,2% da população brasileira não estudou ou não concluiu o ensino fundamental. Enquanto isso, os que têm ensino superior completo ou mais chegam a 8,3%.
O recorte do IBGE foi feito com as pessoas com 10 anos ou mais e, portanto, desconsidera crianças até a idade em que deveriam estar alfabetizadas e pode considerar outras com os estudos em curso. Em outra apresentação de dados, o total de analfabetos já havia sido divulgado em 9,6% da população ou 13,9 milhões de pessoas.
A Região Sudeste foi a que apresentou o nível de instrução mais elevado. Na população de 10 anos ou mais de idade desta região, encontrou-se o menor percentual de pessoas sem instrução ou com o fundamental incompleto (44,8%) e o maior de pessoas com o superior completo (10,5%). Os níveis de instrução das Regiões Norte e Nordeste situaram-se em patamar inferior aos das demais, sendo que o percentual de pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto foi 56,5%, na Região Norte, e 59,1%, na Região Nordeste, e o de pessoas com pelo menos o curso superior concluído, de 5,0%, na Região Norte, e 4,9%, na Região Nordeste.
35,8% concluíram o ensino médio 
Para medir quantos completaram o ensino médio foi analisada apenas a população com 25 anos ou mais de idade . Entre estas, 35,8% tinham completado a etapa de ensino que deveria ser concluída por volta dos 18 anos. Houve evolução considerável desde 2000, quando 23,1% da população acima de 25 anos estavam neste patamar. Veja abaixo a evolução em 10 anos por Estado.
Foto: .Fonte: IBGE, Censo 2000 e 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário