sábado, 27 de outubro de 2012

Inglês e espanhol no Enem trazem textos curtos; veja cinco dicas para se dar bem na prova

Textos curtos e de fácil compreensão podem ser considerados marcas da prova de língua estrangeira do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo professores ouvidos pelo UOL. Outra característica do exame é utilizar poemas, letras de músicas e tirinhas nas questões de inglês e espanhol.

 “Nos últimos dois anos, o Enem teve um texto para cada pergunta. Eles costumam ser menores e variam entre texto escrito, tirinha, música, já teve até cartão postal. A intenção é que o candidato consiga ler mais rápido e responder em menos tempo”, afirmou Cintia Capellato, professora de inglês da Oficina do Estudante.

 1- Cuidado com os falsos cognatos: Há uma série de palavras que têm significado diferente do que aparentam ter. "Actually" (verdadeiramente), "pretend" (fingir, simular), "intend" (pretender) são exemplos de palavras em inglês que enganam na hora da interpretação de texto. Em espanhol, por exemplo, "camello" com dois "l" se refere ao animal (foto) ou ainda a "pequeno traficante de drogas"; já "camelo", com apenas um "l" não tem nenhuma relação com o animal e pode significar uma "notícia falsa", "simulação" ou "fingimento".

2 -Explore as imagens e use-as a seu favor: As provas costumam apresentar imagens, sejam tirinhas ou apenas um cartum e é importante fazer a relação do texto com a imagem. Por isso, tenha atenção a todos os elementos - texto e imagem. Um completa o outro. Na foto, reprodução de uma tirinha utilizada na prova de inglês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011

3- Recorra a seu conhecimento de mundo para responder às perguntas: A premissa básica do Enem é testar, além de tudo, o conhecimento de mundo do candidato. Os temas são sempre atuais e o simples fato de acompanhar as últimas notícias já pode te ajudar (e muito) a fazer a prova.

4- Sempre leia os textos por completo: Os textos apresentados costumam ser curtos e buscam testar a capacidade de interpretação de texto. Por isso, evite ler o texto com pressa apenas para procurar a resposta. Leia o texto todo, pois pode ser que a resposta seja mais abrangente do que aparenta.


5- A prática leva à perfeição: Não deixe a língua estrangeira de lado ou para a última hora. Procure provas antigas e faça como treino, pois essa é a melhor forma de absorver vocabulário e estruturas verbais. Outra forma de "estudar" inglês para prova é procurando outras exames de múltipla escolha, mesmo que de outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário