Souza justifica a proposta sustentando que é preciso "resgatar valores éticos e morais” na formação dos cidadãos. Opinião semelhante foi usada pelo relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que defendeu o projeto argumentando que há um "esvaziamento ético no país" e uma "crise de valores humanos".
A inclusão de mais duas disciplinas na grade curricular vai na contramão do que defende o Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio, por exemplo. O ciclo já conta com 13 disciplinas obrigatórias, o que é considerado excessivo por especialistas da área. O próprio ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já afirmou que o "currículo sobrecarregado não contribui para o aluno focar nas disciplinas tradicionais".
Em agosto, após o ensino médio atingir 3,7 pontos (em uma escala de 0 a 10) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o MEC esboçou propostas de mudança para essa etapa. A principal delas seria uma reorganização curricular inspirada no Enem, que organiza o conteúdo em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
Fonte:http://www.portalaz.com.br
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