terça-feira, 5 de junho de 2012

CENSO ESCOLAR 2012 É ABERTO EM TODO O BRASIL

Escolas tem até julho para cadastrar dados no Educacenso

Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar
Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar

Começou nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do Censo Escolar 2012, quando foi aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios.

O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase.

O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.

A secretária de Educação, Betania Ramalho, ressaltou a importância do fornecimento desses dados, pois o levantamento serve de base para o repasse de recursos de programas importantes do governo federal. Os dados subsidiam a elaboração e planejamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Cálculo da aprovação e reprovação do aluno, do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Betania Ramalho lembrou ainda que o Rio Grande do Norte atingiu o percentual de 99,5% das escolas com dados coletados pelo Censo Escolar 2011. "E o comprometimento dos técnicos de todas as regiões do estado, que trabalharam nessa pesquisa, foi essencial para o resultado final. Esperamos esse mesmo comprometimento em 2012, pois sem a parceria com as escolas não será possível avançar.", concluiu.

Fonte:www.educacao.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário