sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Programa de Inclusão Digital


A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Felipe BarraLaboratórios de informática visam democratizar acesso à informaçãoAmpliar
  • Laboratórios de informática visam democratizar acesso à informação
Assim, os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.
O programa Computador para Todos, por exemplo, oferece máquinas com configuração estipulada pelo governo a preços reduzidos, já que possuem incentivo fiscal. Além disso, é possível utilizar linhas de crédito especiais para a compra, com parcelas de até R$ 50,00 por mês. Outro programa é o Telecentro, com mais de 5 mil unidades em áreas carentes e que dão acesso gratuito e rápido à internet, além de usar máquinas com software livre.
Já o programa Banda Larga nas Escolas leva a internet com conexão rápida a estudantes do Ensino Básico na rede pública. O programa tem duração prevista até 2025. Estima-se que aproximadamente 37 milhões de estudantes sejam beneficiados até a implantação completa do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário