domingo, 29 de abril de 2012

Descarte irregular de lixo eletrônico continua um problema para o Brasil

Em 2010, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) colocava o Brasil na liderança entre as nações emergentes na geração de lixo eletrônico per capita a cada ano. O relatório apontava que o lixo eletrônico descartado por pessoa, no país, equivalia a 0,5 quilo por ano. Os números são questionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A gerente de Resíduos Perigosos do ministério, Zilda Veloso, considera os dados inconsistentes, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) utilizou uma metodologia europeia baseada na comercialização. Mas o governo brasileiro não tem números sobre aquisição de produtos eletrônicos.
“Se a gente não tem dados do mercado de comercialização, como é que eles chegaram àqueles números? Não tem sentido”, argumenta Zilda Veloso.
O MMA manifestou formalmente seu posicionamento contrário ao relatório da ONU, por meio do Itamaraty. E elabora, no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, um estudo de viabilidade técnica e econômica, que deve apresentar informações sobre a geração de resíduos desse tipo. A previsão é que o estudo seja divulgado em quatro meses _ portanto após a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para junho próximo, no Rio de Janeiro. O projeto é do Grupo Técnico Temático de Eletroeletrônicos, do Comitê Orientador para Implementação de Sistemas de Logística Reversa.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura concede reajuste salarial de 17% aos professores municipais.

     
A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria de Educação , se reuniu com professores Municipais para falar sobre o reajuste salarial da classe.
A reunião aconteceu na Terça-feira(03), ás 15:30 na SEMEC, e o resultado foi positivo, pois chegou a conclusão de que, a categoria dos professores terão já nesse mês de Abril um reajuste salarial de 17%.
 Fonte: www.keziamonaliza.com

Estudante é impedido de ir ao banheiro e Município pagará R$ 5 mil de indenização

Um estudante da rede pública de ensino de Natal será indenizado em R$ 5 mil por danos morais, após defecar em plena sala de aula por não ter obtido autorização do professor para ir ao banheiro. A defesa alegou que o cliente sofreu constrangimentos morais, quadro de angústia grave, o que culminou na perda do ano letivo pelo aluno e necessidade de acompanhamento psicológico.
A decisão é do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro, e foi publicada no Diário da Justiça da segunda-feira (16). O magistrado entendeu a atitude do professor como uma “interpretação restritiva” sobre as normas que proíbem que os alunos se ausentem da sala de aula “provavelmente decorrente da falta de experiência do mesmo”. O município de Natal chegou a fornecer assistência psicológica ao adolescente no período subsequente ao problema e, segundo o juiz, o adolescente não sofreu sequelas e não há nexo de causalidade suficiente a associar o evento com a perda do ano letivo pelo autor. Ele entendeu suficiente a indenização de R$ 5 mil pelo constrangimento.

Fonte:www.keziamonaliza.com/DNonline

vaquejada de Currais Novos

Vaquejada de Currais Novos.

A cidade que deu origem a vaquejada no Brasil realizará mais uma festa de mourão nos dias 12, 13, 14 e 15 de julho. A festa terá início no dia (12) com o tradicional Forró do Pulsação no Espaço Du Rei, evento que resgatou a quinta-feira de vaquejada desde 2008 e terá três atrações que ainda não foram confirmadas. Na sexta-feira (13), os shows serão realizados no Parque da Folia e contarão com as bandas Forró Estourado, Solteirões e Cavalo de Aço.
No sábado (14) o evento é transferido para a Du Rei Casa Show que terá como atrações: Flávio José, Dorgival Dantas, Deixe de Brincadeira e Pisada de Bakana. No domingo os shows voltam para o Parque da Folia que será animado por Sirano & Sirino, Forró dos Balas e Toca do Vale.

Fonte:www.keziamonaliza.com/DNonline

Maioria das vagas abertas em creches no Brasil é particular

Das cerca de 11 milhões de crianças brasileiras entre zero e 3 anos de idade, apenas 2,3 milhões, ou 21%, frequentaram a escola em 2011, segundo dados finais do Censo Escolar. Além de estar longe da meta - que é chegar a 50% de atendimento até 2020 de acordo com o Plano Nacional de Educação em análise no Congresso – o Brasil cresceu mais por conta das vagas abertas por creches particulares do que por iniciativa do setor público.

Na pré-escola, que também faz parte da educação infantil e atende crianças de 4 a 6 anos, houve redução de 11 mil vagas, e agora são 4.681.345. No relatório técnico de divulgação do Censo Escolar, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) justifica que esta queda está ligada a implantação do ensino fundamental de 9 anos. “A diminuição da matrícula na pré-escola correspondente a uma queda de 0,2%, pode ser atribuída ao processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos, que implica a matrícula de alunos de 6 anos no ensino fundamental e não mais na pré-escola”, diz o texto.Ao todo, foram criadas 234.054 vagas novas no último ano. Destas, 117.959 são privadas e 116.095 públicas, quase todas municipais. Enquanto na educação básica o setor público responde por 85% das vagas, entre as creches a participação cai a cada ano e agora é de 64%.
Durante a campanha, a presidenta Dilma Rousseff prometeu construir 6 mil creches para diminuir a deficiência de vagas. Em setembro do ano passado, ela repetiu a promessa e disse que as unidades seriam feitas em convênio com os municípios.
A meta de oferecer vagas em número igual a 50% da população na faixa etária das creches era prevista desde o primeiro Plano Nacional da Educação (PNE), que deveria ter sido cumprido até 2011. As metas acabaram não sendo controladas por falta de previsão de recursos financeiros e apontamento de responsabilidades entre as esferas de governo.
O próximo PNE, com a mesma meta, deveria ter entrado em vigor em 2011, porém está com dois anos de atraso. O projeto de lei está na Câmara e ainda precisa passar pelo Senado antes de ser sancionado.
Custo previsto é insuficiente
A União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) apresentou uma pesquisa no início deste ano e reclamou que o custo por aluno nas creches é o dobro do que o Ministério da Educação (MEC) prevê. Como a etapa de ensino deveria ser coberta pelos municípios, o valor repassado seria o problema para o aumento de vagas.
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br

Metade dos brasileiros não estudou ou não concluiu fundamental

Os resultados do Censo Demográfico de 2010 divulgados nesta sexta-feira mostram que 50,2% da população brasileira não estudou ou não concluiu o ensino fundamental. Enquanto isso, os que têm ensino superior completo ou mais chegam a 8,3%.
O recorte do IBGE foi feito com as pessoas com 10 anos ou mais e, portanto, desconsidera crianças até a idade em que deveriam estar alfabetizadas e pode considerar outras com os estudos em curso. Em outra apresentação de dados, o total de analfabetos já havia sido divulgado em 9,6% da população ou 13,9 milhões de pessoas.
A Região Sudeste foi a que apresentou o nível de instrução mais elevado. Na população de 10 anos ou mais de idade desta região, encontrou-se o menor percentual de pessoas sem instrução ou com o fundamental incompleto (44,8%) e o maior de pessoas com o superior completo (10,5%). Os níveis de instrução das Regiões Norte e Nordeste situaram-se em patamar inferior aos das demais, sendo que o percentual de pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto foi 56,5%, na Região Norte, e 59,1%, na Região Nordeste, e o de pessoas com pelo menos o curso superior concluído, de 5,0%, na Região Norte, e 4,9%, na Região Nordeste.
35,8% concluíram o ensino médio 
Para medir quantos completaram o ensino médio foi analisada apenas a população com 25 anos ou mais de idade . Entre estas, 35,8% tinham completado a etapa de ensino que deveria ser concluída por volta dos 18 anos. Houve evolução considerável desde 2000, quando 23,1% da população acima de 25 anos estavam neste patamar. Veja abaixo a evolução em 10 anos por Estado.
Foto: .Fonte: IBGE, Censo 2000 e 2010

sexta-feira, 6 de abril de 2012

IFRN divulga listas para preenchimento de vagas remanescentes

Interessados devem apresentar documentação no dia 10 de abril
Na tarde desta terça-feira (03), a Diretoria Acadêmica do Campus Currais Novos divulgou o Edital Nº. 03/2012-DG/CN-IFRN referente às vagas remanescentes relativas ao Edital Nº. 06/2012-PROEN/IFRN, para os Cursos Superiores de Graduação deste Campus, com ingresso já no primeiro semestre letivo de 2012.
Ao todo, estão disponíveis 37 vagas, distribuídas entre os cursos superiores de Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para a Internet. As vagas foram divididas para cada curso através de duas listas: uma GERAL, para todos os candidatos; e outra DIFERENCIADA, que oportuniza aos candidatos que estudaram em escola pública.
De acordo com o edital, os candidatos (ou seus representantes) interessados em preencher uma dessas vagas deverão comparecer à reunião que será realizada no dia 10/04/2012, às 09 h, no próprio Campus do IFRN, localizado a Rua Manoel Lopes Filho, 773 – Bairro Walfredo Galvão, portando todos os documentos exigidos neste edital.
As vagas serão preenchidas através da chamada nominal dos candidatos convocados nas listas de espera, pela ordem de classificação, que estejam presentes (ou representados) à reunião e que apresentem a documentação necessária, perdendo direito à vaga aqueles que não cumprirem estas exigências.
Confira o Edital Nº. 03/2012-DG/CN-IFRN na íntegra.
Fonte:http://portal2.ifrn.edu.br